Serralves será o único museu na europa a expor obras da Bienal de São Paulo

Partilhar
Bienal de São Paulo em Serralves
Ao longo de 2017, Serralves apresenta uma grande exposição de obras da Bienal de São Paulo. Portugal será, assim, o único país europeu onde estas obras podem ser vistas.

A poucos dias da inauguração da 32ª Bienal de São Paulo (que abre as suas portas no próximo dia 10 de setembro no Brasil), a Fundação de Serralves anuncia a celebração de uma parceria com a Fundação Bienal de São Paulo.

Esta colaboração inovadora prevê, entre outras iniciativas, a apresentação das obras da Bienal em Serralves, em 2017, refletindo a relação do conjunto arquitetónico e natural do pavilhão Matarrazo e Parque Ibipuera e, na mesma medida do Museu e Parque de Serralves.

Esta apresentação em Serralves será a única presença da Bienal de São Paulo na Europa sendo, por isso, o local privilegiado para contemplar estas criações artísticas.

O acordo surge na sequência da apresentação, em 2015, de “Como (…) coisas que não existem – uma exposição a partir da 31ª Bienal de São Paulo”, que foi a primeira internacionalização da Bienal de São Paulo na Europa em mais de 60 anos de existência.

Segunda Bienal mais antiga no mundo, a Bienal de São Paulo é o maior evento de arte da América Latina. Desde a sua primeira edição, em 1951, foram produzidas 31 Bienais, com a participação de aproximadamente 160 países, 67 mil obras, 14 mil artistas e 8 milhões de visitantes. A Fundação Bienal de São Paulo está localizada no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo, num pavilhão emblemático da arquitetura modernista brasileira, projetado por Oscar Niemeyer. A instituição abriga ainda um arquivo histórico de arte moderna e contemporânea que é uma referência na América Latina e recebe pesquisadores de todo o mundo.

Sob o título “Incerteza viva [Live Uncertainty]”, a 32ª Bienal de São Paulo procura refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição acontece de 10 de setembro a 11 de dezembro de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, em São Paulo, e reúne 81 artistas e coletivos de artistas.

A relação entre Serralves e a Bienal será, também, aprofundada pois co-produz um filme do realizador português Gabriel Abrantes e empresta uma importante obra de Lourdes Castro – ambos em exibição na Bienal de S. Paulo.

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
7ª edição da rota das tapas
Começa esta quinta feira 7ª Edição da Rota das Tapas Porto

Participação recorde de 37 restaurantes na 7ª Edição da Rota de...

MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita no Porto
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita
de regresso as sunset wine party do the yeatman
Sunset Wine Party do The Yeatman no final de julho
serralves em festa 2017 vão ser 50 horas non stop
Edição de 2017 do Serralves em Festa ganha mais 10 horas
District Offices and Lifestyle recebe o “This is not a Market”,
“This is not a market” reúne marcas de roupa no District