Sabe o que encontra numa prova de Vinho do Porto?

Partilhar
burmester-40enologa-carla-tiagobumester-kopkecarta-vinhos-porto-the-house-ribeira-hotel
Fomos à descoberta do que se esconde num cálice de vinho do Porto e, como fazer uma prova deste embaixador de uma região.

Dia 10 de setembro celebra-se oficialmente o “Port Wine Day“, uma homenagem ao vinho produzido na região do Douro – a mais antiga e regulamentada região demarcada do mundo. É precisamente sobre este grande embaixador de toda uma região, e do próprio país, que quisemos saber um pouco mais sobre o Vinho do Porto.

O Vinho do Porto vai muito mais além do que o tradicional cálice servido na noite de Natal, mas será que sabemos como provar um vinho do Porto? ou quando o servir? a acompanhar uma refeição ou em cocktails?

The House Ribeira Hotel pretende ser o “meeting point” de apreciadores de vinho do Porto e juntou-se às comemorações do Dia Internacional do Vinho do Porto promovendo uma prova de Vinhos do Porto aberta ao público. Ao mesmo tempo apresentou a sua nova carta de vinhos do Porto (com mais de 60 referências). A enóloga Carla Tiago levou-nos por uma verdadeira viagem pelo tempo, pelos sabores, aromas, locais e pessoas…

O VINHO DO PORTO

O Instituto de Vinhos do Porto (IVDP) é a entidade que controla a produção do vinho do Porto, sendo obrigatório o uso exclusivo de castas da região do Douro. Cada casta tem uma pontuação, como igualmente a altitude, exposição solar, tudo isto para seja atribuída uma letra (A até à F) em que a letra “A” é a mais pontuada. A partir daí cada vinicultor tem uma quantidade de pipas que lhe é permitido produzir vinho e o IVDP todos os anos ajusta esta quantidade, consoante os stocks que existam.

CONDIÇÕES

Vinhas bem tratadas, solos xistosos para que durante o dia a temperatura do ar ao ser mais elevada e durante a noite mais fria, a pedra (xisto) liberte calor e equilibre a temperatura na vinha. Durante o mês de agosto são feitas análises clínicas e aliado a um forte conhecimento, estipula-se quando será realizada a vindima. Quando a uva chega à adega já se sabe que tipo de vinho será feito e ajusta-se os processos de vinificação conforme decorreu o ano. Fundamental para o sucesso deste processo: boa uva.

QUANDO E COMO SERVIR

Beba em qualquer altura! Antes, durante ou depois de uma refeição… Tenha em atenção e seja moderado nas quantidades; devido ao elevado grau de álcool que o Vinho do Porto apresenta (aproximadamente 20º), a temperatura a que deve ser servido é entre os 14º e 15º para que a acidez seja realçada. Pode ser guardado no frigorífico e se não tiver lá em casa o tradicional cálice de vinho do Porto, sirva num copo de vinho tinto de mesa, com uma boca mais aberta.

A PROVA

Os vinhos selecionados para a nossa prova foram o Burmester VI 2011, Kopke Colheita 1989, Kopke White 20 anos e Burmester Quinta Tordiz 40 anos. Difícil escolher o melhor…

Depois de servido o vinho do Porto veja a sua cor e agite-o com delicadeza; depois apele ao olfacto. Os aromas são imensos e não vamos estar aqui a dizer o que encontrar para não condicionar a sua prova. Depois agite-o novamente e prove… Um vinho conta uma história.

SOBRE A  ENÓLOGA

Carla Tiago é transmontana e desde cedo ligada ao mundo dos vinhos, licenciou-se em bioquímica e abraçou este modo de vida em 2005, ano em que fez a sua primeira vindima. Concluí o estágio em 2007 nas caves Calém e aceitou o convite para por lá ficar. Dizemos modo de vida porque segundo a própria, é muito mais do que uma profissão: “…é um orgulho e uma honra fazer o que faço. Provo vinhos que alguém fez há muitos anos, e os que hoje são produzidos será para alguém como eu num futuro igualmente os provar.”

Nota: não é e nem tencionamos ser uma publicação especializada em vinhos do Porto, pelo que o conteúdo deste artigo é abrangente.

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
7ª edição da rota das tapas
Começa esta quinta feira 7ª Edição da Rota das Tapas Porto

Participação recorde de 37 restaurantes na 7ª Edição da Rota de...

MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita no Porto
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita
de regresso as sunset wine party do the yeatman
Sunset Wine Party do The Yeatman no final de julho
serralves em festa 2017 vão ser 50 horas non stop
Edição de 2017 do Serralves em Festa ganha mais 10 horas
District Offices and Lifestyle recebe o “This is not a Market”,
“This is not a market” reúne marcas de roupa no District