Hoje faz 20 anos que o Centro Histórico do Porto foi classificado como Património Mundial

Partilhar
faz 20 anos que unesco classificou centro histórico do porto património mundialunesco classificou centro histórico do porto património mundial
Anúncio oficial por parte da UNESCO há precisamente 20 anos!

Esta segunda-feira, 5 de dezembro, assinalam-se os 20 anos em que a UNESCO classificou Património Mundial o Centro Histórico do Porto, Ponte D. Luís e Mosteiro da Serra do Pilar em Gaia. A data será lembrada com um vasto programa de iniciativas preparadas pela Câmara do Porto.

ALUMIA

Arranque oficial do projecto ALUMIA, criado para trazer uma nova luz ao Centro Histórico do Porto e convidar o público a um novo olhar sobre o património classificado com a inauguração de seis instalações de luz. Está agendada para as 17h30 e estará patente até 8 de janeiro.

PONTE D. LUÍS

Um pouco antes, pelas  17 horas, na ponte Luiz I, monumento classificado pela UNESCO, terá lugar uma performance área de dança acrobática, com um trapézio suspenso no tabuleiro superior da ponte. Com duração de 20 minutos, o espetáculo antecede a inauguração de uma instalação de luz  (batizada de “LUiZ”) inspirada no traçado arquitetónico da ponte, inaugurada há 186 anos. Estará patente de cinco até 11 de dezembro, as luzes vão acender-se diariamente, a partir das 17,30 horas.

LIVRO, DEBATE E CONCERTO

Na Biblioteca do Seminário Maior  o presidente da Câmara do Porto apresenta o livro “Porto Património Mundial 20 anos| 20 imagens” (18h30), seguido de um debate sobre o “Património Mundial”, moderado pelo professor Álvaro Domingues e que terá como convidados a vice-presidente da Câmara de Marraquexe, Awatef Berdai, o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Manuel Correia Fernandes e o arquiteto Rui Loza.

A partir das 22 horas, o Salão Árabe do Palácio da Bolsa será palco de um concerto festivo, intitulado “Al-Mu’tamid, Rei Poeta do Al Andaluz”. O projeto artístico integra diversos músicos portugueses, espanhóis e marroquinos

RTP2 EM EMISSÃO ESPECIAL

A RTP2 vai assinalar o dia, numa emissão especial do Jornal 2 a emitir esta segunda-feira, fora dos estúdios, a partir das 21,30 horas. O bloco noticioso, apresentado habitualmente por João Fernando Ramos, terá como convidados, entre outros, Rui Moreira.

A emissão será produzida a partir de um novo espaço que a Câmara do Porto irá inaugurar amanhã, terça-feira, e que será revelado em primeira mão durante a emissão.

Fonte: Porto.pt

 

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
7ª edição da rota das tapas
Começa esta quinta feira 7ª Edição da Rota das Tapas Porto

Participação recorde de 37 restaurantes na 7ª Edição da Rota de...

MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita no Porto
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita
de regresso as sunset wine party do the yeatman
Sunset Wine Party do The Yeatman no final de julho
serralves em festa 2017 vão ser 50 horas non stop
Edição de 2017 do Serralves em Festa ganha mais 10 horas
District Offices and Lifestyle recebe o “This is not a Market”,
“This is not a market” reúne marcas de roupa no District