Passagem de ano vai testar capacidades do novo cérebro do Porto.

Partilhar
Novo Centro de Gestão Integrada vai funcionar como um cérebro e envolve quase todos os pelouros da autarquia. STCP e METRO também envolvidos na maior operação de sempre para uma passagem de ano no Porto. 
Tudo sobre a passagem de ano na Baixa do Porto.

Foi esta segunda-feira apresentado o novo Centro de Gestão Integrada (CGI), localizado na antiga sala de tráfego agora convertido com tecnologias de última geração, envolvendo praticamente todos os pelouros da cidade do Porto, desde a animação, transporte, protecção civil, segurança e ambiente.

O novo cérebro vai ser já testado na passagem de ano, operação que será a maior de sempre na cidade, com todas as unidades hoteleiras praticamente esgotadas, representado um “verdadeiro desafio à capacidade de resposta das estruturas da cidade” informa a CMPorto.

CIDADE LIMPA NO DIA 1 JANEIRO

O Pelouro do Ambiente, fará a gestão de recolha e limpeza da Avenida dos Aliados. No ano passado, pelas 8 horas da manhã, os serviços de ambiente tinham recolhido 15 toneladas de vidro e 13 de indiferenciados.

CENTRO DE GESTÃO INTEGRADA

foto miguel nogueira - porto

É a partir do CGI que a Câmara do Porto irá fazer o acompanhamento da noite de ano novo, permitindo-se tomar medidas imediatas, de forma coordenada e centralizada.

As novas instalações do CGI são compostas por duas áreas, uma sala de operações e uma sala de crise, com ligação a 130 câmaras na cidade. O edifício dispõe de solução de rede de comunicação de dados e que permite a ligação a todos os edifícios municipais importantes para a sua atividade, rede metropolitana, PSP, Proteção Civil, sistema de controlo de tráfego.

STCP E METRO REFORÇADOS

A operação de mobilidade vai quadruplicar o número de veículos STCP que normalmente operam durante a noite, o que lhe dará uma capacidade de transporte acrescida de três mil passageiros por hora, por linha, a que se junta o serviço de Metro, que estará a operar a 100% da sua capacidade, nas principais linhas, A,B,C e F e linha D (que atravessa os Aliados). Durante a madrugada, apenas a linha E (aeroporto) não estará a operar.

Em quatro parques da cidade, haverá uma tarifa única de 0,95 cêntimos por doze horas de estacionamento, com a utilização do Andante. Veículos de duas rodas poderão estacionar gratuitamente no Parque da Trindade.

PROTEÇÃO CIVIL E SEGURANÇA PÚBLICA

As esplanadas são retiradas e parte do mobiliário urbano removido, para evitar a existência de obstáculos. Existem também equipas de socorro, que permitem intervenções mais céleres em caso de emergência.

Estão criados corredores de segurança de acesso aos hospitais e o número de efectivos das forças policiais tem vindo a ser adequado ao crescimento do evento. Este ano, a empresa municipal Porto Lazer investiu em diminuir a pressão junto do palco principal do evento para melhorar as condições de conforto e de segurança.

MAIS ESPETÁCULOS NA BAIXA

Para além dos Aliados, a Câmara do Porto preparou mais três palcos alternativos, com estilos de música diferente na Praça de D. João I, Praça dos Poveiros e Praça dos Leões. Todos com acesso livre.

Logo a partir das 15 horas do dia 31 de dezembro, estes três locais vão proporcionar um conjunto de iniciativas direcionadas para um público mais jovem, para além de uma arruada por cada uma das praças pela Batucada Radical.

A programação foi também cuidada por forma a motivar que os grandes fluxos de pessoas aconteçam de forma mais diluída no tempo, regressando-se a um modelo de dois espectáculos no palco principal, com uma paragem à meia-noite, para o espectáculo de pirotecnia, que este ano terá uma novidade quanto à contagem decrescente.


NOS ALIADOS

22h30Blind Zero, banda liderada pelo portuense Miguel Guedes.

00h00: espetáculo piromusical, lançado a partir do edifício da Câmara Municipal.

00h20: Os Azeitonas, naquele que será o último concerto da banda com Miguel Araújo, que passará a dedicar-se exclusivamente à sua carreira a solo.

16h00: já em 2017, Concerto de Ano Novo, pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Além dos palcos suplementares, haverá na Baixa do Porto, montados pela Porto Lazer, WC portáteis, bares e ecrãs gigantes.


PRAÇA DOS LEÕES

15h às 18h: Workshop Construção de Marionetas de Papel

15h às 15h30: Batucada Radical

22h30 às 03h: Dj’s Sete Magníficos


PRAÇA D JOÃO I

15h às 18h: Contos Cantados

16h às 16h30: Batucada Radical

22h30 às 01h: Dj Rodrigo Affreixo

01h às 03h: Dj set Holy Nothing


PRAÇA DOS POVEIROS

15h às 18h: Kids Jam Sessions

17h às 17h30: Batucada Radical

22h30 às 01h: Dj Isidro Lisboa

01h às 03h: Dj set Throes + The Shine


DIVIRTA-SE!

Foto. Porto.pt / Miguel Nogueira

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
7ª edição da rota das tapas
Começa esta quinta feira 7ª Edição da Rota das Tapas Porto

Participação recorde de 37 restaurantes na 7ª Edição da Rota de...

MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

Sunset Wine Party do The Yeatman: nova edição é já em agosto
Porto Sunday Sessions regressam a dois locais da cidade
há luz em serralves regressa em 2017
Até agosto, a luz volta a iluminar Serralves à noite
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita no Porto
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita