Teatro Municipal do Porto apresenta programação da nova temporada

Partilhar
Dança, teatro, música, literatura, artes visuais e cinema pontuam a programação do primeiro trimestre do Teatro Municipal do Porto 

O Rivoli foi o palco escolhido para a apresentação da programação do Teatro Municipal do Porto, que foi oficialmente apresentada esta quarta-feira.

A nova temporada arranca em força a 21 de janeiro, com o 85º aniversário do Rivoli, que terá nesse dia 15 horas de atividades gratuitas non-stop, protagonizadas, maioritariamente, por artistas e companhias do Porto. Haverá lugar ainda a sete espetáculos (quatro deles para o público mais novo e para serem vistos em família, durante a manhã), quatro concertos, duas instalações, uma exposição e uma festa ao final da noite.

Dança, teatro, música, literatura, artes visuais e cinema preenchem a oferta para o primeiro trimestre, com a apresentação de 41 espetáculos, 19 deles em coprodução e 15 em estreia nacional.

Uma programação que promete ser ainda mais forte e intensa, “passando mesmo para outro nível”, como resumiu Tiago Guedes, diretor do TMP.

apresentação da programação para a nova temporada do teatro municipal do porto

COMO FOI 2016

150 espetáculos, 26 dos quais internacionais e 95 de criadores e companhias da cidade, que envolveram 1.210 artistas e levaram aos teatros do Rivoli e do Campo Alegre mais 100 mil espetadores.

A NOVA TEMPORADA

Com um maior equilíbrio na distribuição programática entre os palcos do Rivoli e do Campo Alegre, a nova temporada terá “uma forte dimensão internacional, embora mantendo, em paralelo, um profundo vínculo de ligação aos artistas e companhias do Porto”, afirmou Rui Moreira, revelando que os 85 espetáculos programados até julho – dos quais 45 com companhias e estruturas da cidade – terão um custo superior a 600 mil euros.

A 3 e 4 de março, o Teatro do Campo Alegre é tomado pelo Foco Deslocações, acompanhando os singulares percursos da coreógrafa e música ruandesa Dorothée Munyaneza e do coreógrafo sírio Mithkal Alzghair, com dois espetáculos – “Samedi Détente” e “Displacement”, respetivamente -, e também workshops, dois filmes e um encontro à volta das suas obras.

Ainda em março, a Companhia Nacional de Bailado estará de regresso ao Rivoli, para um reportório mais contemporâneo do que o habitual, coreografado por Akram Khan – “iTMOi”. Neste mês o Teatro sai fora de portas e ocupa o Salão Árabe do Palácio da Bolsa para a estreia mundial da performance “Couture Essentielle”.

A MANTER:

Os projetos Quintas de Leitura, ao qual acresce o Café Literário, e o Porto Best Of, que apresenta em concerto uma banda emergente lado a lado com uma banda icónica do Porto, reativando um álbum paradigmático da sua história.

PARA VER EM FAMÍLIA
  • “A Manta”, de Romeu Costa, conta uma história aos quadradinhos (de tecido)
  • “A Montanha”, de António Jorge Gonçalves, uma viagem surpreendente de uma menina de cinco anos em busca da cabeça perdida
  • “Cara”, de Aldara Bizarro, uma bailarina de skate deambula por um mapa mundi especial.

Fonte: Portal Porto.pt e Teatro Municipal do Porto

Foto: Teatro Municipal do Porto

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
7ª edição da rota das tapas
Começa esta quinta feira 7ª Edição da Rota das Tapas Porto

Participação recorde de 37 restaurantes na 7ª Edição da Rota de...

MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita no Porto
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita
de regresso as sunset wine party do the yeatman
Sunset Wine Party do The Yeatman no final de julho
serralves em festa 2017 vão ser 50 horas non stop
Edição de 2017 do Serralves em Festa ganha mais 10 horas
District Offices and Lifestyle recebe o “This is not a Market”,
“This is not a market” reúne marcas de roupa no District