Serralves recebe festa de encerramento da Semana das Camélias

Partilhar
Serralves vai estar de portas abertas para receber todos os entusiastas das camélias e as suas famílias. A entrada é livre

No próximo dia 11 de março, sábado, o Parque de Serralves vai ser palco da festa de encerramento da Semana das Camélias do Porto, que acontece de 4 a 11 de março em vários locais da cidade.

A partir das 10h00 e até às 18h00, Serralves está de portas abertas para receber todos os entusiastas das camélias e as suas famílias. A entrada é livre e a programação inclui oficinas para crianças e famílias sobre arte e botânica, show-cooking, visitas guiadas, música, dança, performance, leituras encenadas, um mercado da camélia entre muitas outras atividades.

Segue abaixo o programa completo da Festa de Encerramento no Parque de Serralves, que também pode ser consultado aqui:

PROGRAMA:

Mercado da Camélia

» 10h00 – 18h00, Alameda dos Castanheiros

O Mercado da Camélia surge com a necessidade de valorizar a planta camélia como património biológico e cultural. Com o propósito de fomentar o conhecimento das cultivares de origem portuguesa, viveiristas e horticultores são convidados a estar presentes. Outras manifestações artísticas, literárias e gastronómicas, que se desenvolvem em torno da mesma, são igualmente acarinhadas e incentivadas.

OFICINAS
Soltas são Pétalas, juntas são Camélia

Oficina de Arte para Crianças e Famílias

» 10h00 – 13h00, Alameda dos Castanheiros

Ao ar livre e com a cumplicidade de tintas de doce aroma, vamos desenhar, tingir e compor o mais belo jardim de camélias do Parque de Serralves. As formosas camélias nascidas desta oficina irão guardar segredos brancos, vermelhos e cor-de-rosa. Cada família irá representar em várias pétalas soltas, aquilo que mais gosta de fazer, para depois compor uma camélia única.

No mundo das Camélias

Oficina de Ciência para Crianças e Famílias

» 10h00 – 13h00, Alameda dos Castanheiros

Esta oficina explora as curiosidades botânicas desta planta, tanto pelas suas múltiplas variações fenológicas como pelos segredos bem guardados da sua anatomia interna. Híbridos, cultivares, odores e cores, misturados com húmus, musgo e granitos, dão combinações perfeitas para uma oficina onde experimentar será tarefa obrigatória.

Camélias em bolacha

Show cooking para o público em geral

» 11h00 – 12h00, Alameda dos Castanheiros

Apresentação de receita de bolachas aromatizadas com chá verde em planta, por Maria João Clavel, autora do blogue “Clavel’s Cook” e mentora do projeto Clavel’s Kitchen.

Sujeito a inscrição (máximo de 20 participantes): camelias@portolazer.pt

Poesia de inverno

Oficina de Arte para Crianças e Famílias

» 14h00 – 17h00, Alameda dos Castanheiros

Camélias são instantes, beleza efémera, poesia de inverno a abrir caminho à primavera. Trazem consigo promessas, lembranças, saberes. São livros que vamos escrever com pétalas, galhos, bocadinhos de vento… e até com palavras, cores, texturas, odores e sabores.

De uma coisa surgem… muitas!

Oficina de Arte para Crianças e Famílias

» 14h00 – 17h00, Alameda dos Castanheiros

“Uma forma sugere-me uma ideia, essa ideia evoca outra forma e tudo culmina em figuras, animais e objetos.” Joan Miró

Miró viu monstros em manchas de tinta e novas formas em nós de tapeçarias. Já viste uma nuvem em forma de dragão? Já uma montanha te pareceu um cão? Nesta oficina vamos partir dos contornos das camélias para encontrar novas formas. Sombras projetadas sobre a folha revelam linhas. Das linhas nascem formas, das formas surgem ideias e das ideias figuras! Neste processo, uma pétala pode ser uma orelha e as folhas os dedos ou serão os cabelos?

Coleções Botânicas

Oficina de Ciência para Crianças e Famílias

» 14h00 – 17h00, Alameda dos Castanheiros

Recorrendo a herbários, micrótomos, lupas e guias, vamos criar coleções botânicas com as inspirações deste dia tão especial. Folhas, troncos, sementes e flores, como se recolhem e conservam? O que quererás levar na tua caixa botânica?

Camélias de comer e desenhar por mais

Oficina para Crianças e Famílias

» 15h00 – 18h00, Alameda dos Castanheiros

A cozinha está aberta, a massa está pronta e as mais deliciosas camélias-panquecas serão cozinhadas! Os pequenos artistas serão desafiados a desenhar a sua camélia numa ardósia com giz, que será imediatamente transformada numa panqueca de verdade pelo famoso Chef Panqueca. Conceção e execução de Ivo Cruz.

Sujeito a inscrição (máximo de 15 crianças por hora): saphircristal@gmail.com

Atelier Miss Camélia

Oficina de penteados floridos para Crianças e Famílias

» 15h00 – 18h00, Alameda dos Castanheiros

As duas Camélias sempre foram as mais audazes artistas no que diz respeito a penteados extravagantes! Desde cedo aprenderam a sua mestria de penteados utilizando sombrinhas, palhinhas coloridas, fitas, brinquedos, ganchos coloridos e naturalmente as mais lindas flores de camélias frescas! Neste atelier aberto, crianças e adultos podem fazer o seu make over numa verdadeira “Miss Camélia”. Conceção e execução de Saphir Cristal e Cláudia Paulo.

Admissão de acordo com ordem de chegada

VISITAS
Camélias à vista

» 10h30 – 12h00, Pá de Jardineiro

Na diversidade do Parque de Serralves as Camélias dominam as atenções durante o inverno, com as suas flores de diferentes formas, cores e tamanhos. Descubra este espaço onde o esplendor da natureza se confunde com o prazer de descobrir a história e as características desta espécie emblemática do Parque de Serralves. Por Marco Ramos.

O Jacques, o conde e as camélias. Que história será esta?

Visita-Jogo para crianças e famílias

» 11h00, Pá de Jardineiro

Visita-jogo com peddy paper no Parque de Serralves. Um conjunto de perguntas, tarefas e atividades para realizar em grupo, com o objetivo de conhecer e descobrir os segredos das camélias e a história do Parque de Serralves, Por Ana Catarina Antunes e Mariana Abranches Pinto.

Sujeito a inscrição (máximo 30 participantes): dmj@cm-porto.pt

Instameet Camélias em Serralves

» 11h00 – 13h00, Pá de Jardineiro

Uma proposta dirigida a amadores, profissionais, mas, acima de tudo, a apaixonados pelos jardins do Porto, pelas suas camélias e pela fotografia através do telemóvel. O convite será partilhado no perfil de instagram da PortoLazer, num convite dirigido aos seus seguidores, para marcarem presença e partilharem a sua visão sobre a primavera antecipada proporcionada pela presença das camélias, tão frequente nos jardins da cidade. Por Up Street.

As Camélias e os Jardins Oitocentistas

» 15h00 – 16h30, Pá de Jardineiro

Alguns dos mais importantes jardins do Porto, entre os quais o Parque de Serralves, começaram a ganhar forma no século XIX, mantendo ainda hoje algumas das influências do desenho original. Nessa época as Camélias eram uma novidade oriental que rapidamente se utilizaram em grande escala pela sua beleza, diversidade e adaptabilidade, levando a que ainda hoje sejam possíveis de identificar exemplares originais desse tempo. O Parque de Serralves possui mais de 600 exemplares desta espécie. Conheça de perto as Camélias que persistem à passagem dos tempos desde o século XIX. Por Marco Ramos

PROGRAMA DE ANIMAÇÃO
Óscar

Leitura encenada

» 12h00 – 12h30 e 14h30 – 15h00, Sebes de Camélias

Óscar é um menino. Óscar tem um jardim, o seu lugar de brincadeira preferido. No jardim constrói os seus mundos imaginários. Relaciona-se com os animais, as plantas e o Jardineiro Joaquim. A partir de alguns excertos dos textos do espetáculo ÓSCAR, o Teatro de Marionetas do Porto faz uma leitura encenada. Com os atores Rui Queiroz de Matos e Micaela Soares e conceção do Teatro de Marionetas do Porto.

Velocipedia

Performance deambulatória

» 14h00, Alameda dos Castanheiros

Pedalar e divertir é a chave deste projeto. EZ apresenta-se com veículos a pedais, onde a diferença e a audácia de ideias dão vida a três personagens que deambulam por aí…. Viajam sem destino certo, mas dão a volta ao mundo da magia, ao mundo da loucura, ao mundo da boa disposição. Um projeto com e sobre rodas!

Lullaby

Performance

» 15h00, Ténis

Um espetáculo dinâmico com a participação direta do público, numa performance cómica e provocadora que abre espaço ao jogo de improviso entre um palhaço transgressor e o espectador. Nesta aventura, partimos todos em busca do riso, da cumplicidade e da emoção, embarcando num ambiente poético, alimentado pela música ao vivo, rumo a um novo mundo de brincar. Uma criação de Rui Paixão e Carlos Reis.

Camélias de cá e de lá (ou daqui e dali)

Dança Contemporânea

» 16h00, Ténis

Uma coreografia que se centra no retrato da cor e da forma. Tornando os corpos

parte da natureza e transportando o espectador para a ilusão e as viagens

constantes da camélia pelo mundo, de Oriente a Ocidente. Conceção e produção de Estúdio B, Espaço de Pesquisa, Ensino de Dança e Criação Coreográfica

FESTA!
Concerto de canto lírico

» 17h30, Escadas da Casa de Serralves

Um concerto a três vozes masculinas – dois tenores e um barítono – numa festa de música, no encerramento de mais uma semana de homenagem às camélias da cidade do Porto. Interpretações de Job Tomé, Manuel Soares e João Miguel Gonçalves, conceção de Ópera de Bolso.

Comente este artigo

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
7ª edição da rota das tapas
Começa esta quinta feira 7ª Edição da Rota das Tapas Porto

Participação recorde de 37 restaurantes na 7ª Edição da Rota de...

MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita no Porto
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita
de regresso as sunset wine party do the yeatman
Sunset Wine Party do The Yeatman no final de julho
serralves em festa 2017 vão ser 50 horas non stop
Edição de 2017 do Serralves em Festa ganha mais 10 horas
District Offices and Lifestyle recebe o “This is not a Market”,
“This is not a market” reúne marcas de roupa no District