Portugal Fashion na Alfândega do Porto

Partilhar
Depois das passagens por Nova Iorque, Londres, Roma, Milão (duas edições) e Paris (duas edições), o Portugal Fashion regressa a Portugal para a apresentação das coleções outono/inverno 2017-2018

40º portugal fashion

Entre os dias 23 e 25 deste mês, a Alfândega do Porto é o palco do 40º Portugal Fashion, acolhendo 17 desfiles e um showroom dedicado a agentes de compras nacionais e estrangeiros. Haverá ainda dois desfiles extraordinários, em locais inesperados e igualmente emblemáticos, materializando o conceito de dispersão e interação crescente da moda de autor com a cidade.

“Ao fim de 40 edições, e passados 21 anos desde o primeiro certame, o Portugal Fashion pode orgulhar-se de ter reunido os pressupostos que lhe permitem hoje reforçar o seu posicionamento e a sua visibilidade além-fronteiras”, afirma o diretor de comunicação, Rafael Alves Rocha.

“Diferentemente da primeira edição, onde as top models internacionais convidadas potenciaram a apresentação das coleções de criadores e marcas, a moda portuguesa e o dinamismo industrial do setor são, nesta 40.ª edição, atrativos suficientes para reunirmos no Porto e em Lisboa comitivas de imprensa especializada oriunda de diversos mercados (inclusive extracomunitários), agentes de compras e outros players internacionais de relevo para a afirmação crescente dos designers portugueses”, acrescenta o mesmo responsável.

BLOOM NO PALÁCIO DOS CTT

O projeto Bloom, criado pelo Portugal Fashion em 2010 com o intuito de apoiar jovens criadores portugueses, tem previstos 11 desfiles, três dos quais em estreia na plataforma: a marca Amorphous, de Carla Alves, Mariana Almeida e Nycole.

Aguarda-se, novamente, uma grande festa de cultura urbana, não apenas pelo ambiente alternativo do Palácio dos CTT, mas também porque, durante os intervalos dos desfiles, a animação ficará a cargo dos DJ sets de Alfredo, Maria e DJ KITTEN, a par de uma emissão especial assegurada pela Rádio Nova Era.

Nos dias 24 e 25, os desfiles do Portugal Fashion decorrem, como também é habitual, no Edifício da Alfândega do Porto, apresentando os desfiles de alguns dos criadores mais consagrados da moda nacional, casos de Anabela Baldaque, Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Onofre, Miguel Vieira ou Nuno Baltazar.

Na Alfândega do Porto, depois da pausa para o dia Bloom, o Portugal Fashion redireciona os holofotes para os criadores consagrados, sem descurar as principais marcas nacionais para apresentarem também as suas linhas. Carlos Gil, Diogo Miranda, Luís Onofre, Nuno Baltazar, Anabela Baldaque e Miguel Vieira evidenciam-se entre os principais nomes da passerelle. Quanto a marcas, Pé de Chumbo, Vicri, Ana Sousa, Dielmar e Lion of Porches compõem o lineup, que consagra também espaço para a apresentação de nomes emergentes como Carla Pontes, Estelita Mendonça e Susana Bettencourt.

A 24 de março, ao meio-dia, a estilista Katty Xiomara apresenta a sua coleção no edifício do Centro Português de Fotografia. No dia seguinte, também às 12 horas, é a vez do criador Luís Buchinho revelar no piso 7 do parque de estacionamento do Silo Auto a sua coleção para a próxima estação fria.

PROGRAMA

23 de março – Palácio dos Correios – Plataforma Bloom

14:30 Olimpia Davide / Amorphous

15:30 Nycole

16:30 Eduardo Amorim

17:30 Maria Kobrock

18:30 Beatriz Bettencourt / Mariana Almeida

19:30 Pedro Neto

21:00 David Catalán

22:00 Sara Maia

23:00 Inês Torcato

24 de março – Centro Português de Fotografia

12:00 Katty Xiomara

24 de março – Alfândega do Porto

16:30 Pé de Chumbo

17:30 Anabela Baldaque

18:30 Estelita Mendonça

19:30 Susana Bettencourt

21:00 Diogo Miranda

22:00 Luís Onofre

23:00 Carlos Gil

25 de março – Silo Auto

12:00 Luís Buchinho

25 de março – Alfândega do Porto

14:30 Nuno Baltazar

15:30 Hugo Costa

16:30 Carla Pontes

17:30 Shoes Ambitious | Dkode | Fly London | JJ Heitor | J. Reinaldo | Nobrand

18:30 Micaela Oliveira

19:30 Lion of Porches

21:30 Ana Sousa

22:30 Dielmar

23:30 Miguel Vieira

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e com o apoio da Câmara do Porto.

A entrada nos desfiles é sujeita a convite. Apenas os desfiles BLOOM, no Palácio dos Correios, são de acesso livre, embora condicionados à lotação do espaço.

Foto: Portugal Fashion – Criador: Miguel Vieira

Comente este artigo

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

nova carta do the yeatman
Menu renovado do premiado Restaurante do Yeatman

Os sabores portugueses, os produtos locais e os pratos tradicionais estão...

noite do porto volta a ter a melhor house music
O House Music regressa à noite do Porto
CNN já tem data para vermos Anthony Bourdain no Porto
Porque gostamos da Rua das Flores?
programação de eventos desportivos para matosinhos
Triatlo, Surf, Rally e muito mais este ano em Matosinhos