Romaria do Senhor de Matosinhos 2017

Partilhar

Próxima sexta feira arranca o programa do Senhor de Matosinhos

romaria do senhor de matosinhos 2017

Os anos e os séculos passam – e a romaria do Senhor de Matosinhos não para de crescer.

O programa das Festas da Cidade de Matosinhos arranca já na próxima sexta-feira, 12 de maio, para um mês inteiro de animação que ficará marcado pelos concertos de José Cid e Jimmy P. no jardim da Biblioteca Florbela Espanca e, claro, pelo grandioso espetáculo pirotécnico agendado para o dia maior da festa, sábado, 3 de junho.

O monumental fogo-de-artifício do Senhor de Matosinhos contará este ano com novidades: pela primeira vez em Portugal, o espetáculo vai incluir quatro drones que largarão uma torrente de fogo prateado, somando-se aos restantes efeitos pirotécnicos para produzir um momento único e inesquecível.

As novidades não ficam por aqui: as tradicionais iluminações da romaria vão beneficiar da tecnologia LED, produzindo uma decoração noturna em constante movimento e mutação, a qual, este ano, será alargada ao espaço fronteiro dos paços do concelho e à Rua Alfredo Cunha, onde haverá também uma nova entrada para a área das diversões mecânicas.

Com um orçamento de 250 mil euros, as Festas da Cidade de Matosinhos contam com um programa diversificado e que dá resposta aos gostos mais variados, passando pelo fado e pelas tunas, pelo folclore e pela música popular, pelo hip-hop e pelo rock clássico, entre outros. Não faltarão também a feira de artesanato e a secular Feira da Louça, os comes-e-bebes e as diversões, as tardes dançantes e o espetáculo do Fogo de Bonecos, único em Portugal, regressando este ano a tradição do encontro de coros.

Até ao fim-de-semana maior da festa, agendados para os dias 1, 2, 3 e 4 de junho, a animação será contínua e em crescendo. Já esta sexta-feira, pelas 16 horas, o programa do Senhor de Matosinhos cruza-se com o programa do festival Dias da Dança: a escadaria da Casa do Design, na Rua Alfredo Cunha, recebe “À Lagardère”, coreografia de Isabel Barros para a música de Vítor Rua. No dia seguinte, às 19 horas, será a vez de a Biblioteca Municipal Florbela Espanca receber a estreia da performance sonora “Efígie/Choros Landscape”, de Flávio Rodrigues.

O sempre aguardado concerto de José Cid está marcado para as 22 horas de 1 de junho, seguindo-se, no dia 2, os ritmos mais urbanos de Jimmy P..

No feriado municipal, 6 de junho, haverá a eucaristia solene da festa, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. António Azevedo. A tradicional procissão do Senhor de Matosinhos está marcada para domingo, 4 de junho, pelas 16 horas.

Comente este artigo

Booking.com
Brunch Esplanadas Restaurantes Tascas e petiscos
7ª edição da rota das tapas
Começa esta quinta feira 7ª Edição da Rota das Tapas Porto

Participação recorde de 37 restaurantes na 7ª Edição da Rota de...

MADE IN Douro é o nome do primeiro vinho da gama MADE IN, projeto que a FAPWINES acaba de lançar no mercado
Made In Douro para o Mundo

MARCA MADE IN ARRANCA COM VINHO TINTO DA REGIÃO DO DOURO,...

A Semana temática “Bacalhau à mesa” arranca dia 10 na Portobeer com pratos a partir dos 9,6€.
5 pratos onde o Bacalhau é Rei no Portobeer

A Semana temática “Bacalhau à mesa” traz uma boa desculpa para...

Sunset Wine Party do The Yeatman: nova edição é já em agosto
Porto Sunday Sessions regressam a dois locais da cidade
há luz em serralves regressa em 2017
Até agosto, a luz volta a iluminar Serralves à noite
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita no Porto
Dia Internacional do Yoga celebrado com aula gratuita